quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

ouvindo beatles

O teu cérebro está ficando cada dia mais lento. Sinto uma degradação. Nada dos sentidos duplos, dos corredores largos, dos conceitos fartos de outrora. Essa época chuvosa costuma representar uma seca nas tuas ideias. É claro que as ideias continuam existindo. O problema todo é o hábito essencial de prestar atenção nelas, que se perde quando se está à muito tempo sem criar nada. Viver sem pensar é uma coisa realmente deliciosa. Para mim, pensar é mais ou menos o mesmo que escovar os dentes: não se trata de iluminações momentâneas geniais, mas esforços constantes, sistemáticos, que acabam formando um hábito. Um gênio é o fruto de anos e anos de laboração e de atenção às próprias ideias. Não tem nada a ver também com o trabalho intelectual em si; é um hábito ainda mais intimo, que não pode ser incentivado por nenhuma imposição externa. Viver sem pensar é o mesmo, mentalmente, que acordar e não arrumar a cama, almoçar e não lavar a louça, e, ao invés disso, deitar no sofá para assistir tevê. A diferença toda é que, se você não lava a louça e não leva o lixo pra baixo, aos poucos começam a aparecer baratas, moscas, lagartos, e toda a fauna e flora própria e peculiar dos ambientes imundos. Já com a mente acontece o contrário: os pensamentos se tornam estéreis. Aos poucos, qualquer fiapo de ideia começa a ficar raro. O lugar todo se torna deserto. E aí as coisas da vida real começam a parecer simples e desbotadas. A vida parece ser simples, o bom parece ser apenas bom, e os maus merecem apenas punição.

Um comentário:

Anônimo disse...

ler isso me deu "up", sabe? para organizar minhas idéias, dar uma trabalhada na mente que anda inerte nestes dias... E também para dar uma geral no meu quarto. heheh
seus posts, muitos deles, têm (ainda se acentua isso, certo?) me servido como uma espécie de medicina alternativa adicional, rs.
este eu diria que foi uma pequena cápsula de um complexo vitamínico.
mas alguns foram tricíclicos.
enfim, acho que tenho um novo blog em gestação. a fim de fazer um parto prematuro. o infeliz só não tem ainda um nome apropriado.
acho que não aguentei ficar muitos dias vendo tv depois do almoço. lavar a louça às vezes é necessidade.
bom... até mais.
=)